terça-feira, 23 de março de 2010

Homeopatia e o seu xixi

Várias vezes já me surpreendi com a dificuldade de pessoas inteligentes em compreender a implausibilidade química da homeopatia. Quando tento explicar que a coisa é tão diluída a ponto de não existirem mais moléculas do princípio ativo no produto final, parece que não consigo explicar num curto período de tempo e de maneira clara o que acontece quimicamente.

Sem mais delongas, vamos analizar a pausibilidade química da homeopatia. Os princípios ativos usados pela homeopatia são diluídos sucessivamente - adicionando uma parte de princípio ativo com nove partes de água, mexendo, adicionando a solução resultante em nove partes de água, e assim por diante. Uma diluíção de 1 pra 10 é 1X, e uma diluição de 1 pra 100 é 1C. Poderíamos então fazer um experimento de suicídio homeopático utilizando arsênico ou outra coisa letal. Como imagino poucas pessoas vão ter isso casa, podemos pensar em 1/3 daqueles copos de requeijão (da época que requeijão vinha em copo) de mijo - foi a coisa mais asquerosa que consegui imaginar de fácil acesso (e diluíção, antes que você pergunte sobre o número 2). Vamos calcular os princípios mijísticos presentes em um remédio de 'Mijo 30X' - Hahnemann, criador da homeopatia, sugeriu como padrão 30C, e o remédio homeopático popular para gripe Oscillococcinum é diluído a 200C, mas vamos dar um desconto pros caras pra ver se ajuda.

Vamos então analizar quantas moléculas de mijo temos aqui. Urina tem 95% de água, então para simplificar a análize, vou calcular tudo como se mijo fosse feito de água, o resultado seria o mesmo independente do peso molecular dos outros componentes. Água é H2O. Veja aí na sua tabela periódica que Hidrogênio tem peso atômico de 1, e Oxigênio tem peso atômico de 16. Isso significa que um mol de água tem 2+16=18 gramas. Nosso terço de copo de mijo tem cerca de 100 gramas, o que dá uns 5 mols e meio. Nosso amigo Avogrado nos diz que cada mol de uma substância tem 6.022e23 entidades (moléculas de H2O no nosso caso). Então, o total de moléculas no nosso copo de mijo é cerca de:
5.5 x 6.022e23 =
3,312,100,000,000,000,000,000,000

Puta que pariu é molécula pacarai! Não é a toa que parece que a gente pode dividir uma monte essa merda (oops, mijo) e ainda vai sobrar coisa. Pegue então uma seringa de 10ml e transfira 10ml para outro copo, adicionando 90ml de água. Essa substância resultante tem 10 vezes menos moléculas que a original. Repita o precesso mais duas vezes. Agora temos 1000 vezes menos moléculas do que a original, certo? Repita mais seis vezes. Temos agora 1 BILHONÉSIMO das moléculas originais! Parece bastante, mas ainda tem uma cacetada de molécula de mijo ali; você não deve mais sentir gosto de nada se tomar, mas na dúvida, vamos dividir um pouco mais.

Se dividirmos mais 9 vezes, temos o quê? 3 vezes mais e temos um trilionésimo, depois mais 3 vezes e temos um quatrilionésimo, e depois? Se o Brasil ganhou a copa 5 vezes e virou penta, vou chamar a próxima medida de um pentelhésimo - me parece muito apropriado. Mas agora temos ainda uma sustância 15X, que ainda contém mais de 3 bilhões de moléculas de urina (eca). Se fizermos a diluição mais três vezes teremos 3 milhões; mais três vezes e teremos 3 mil. Mais três vezes e teremos em média 3 moléculas! Se diluirmos mais uma vez, teremos em média 0,3 moléculas - ou seja, tem 30% de chance de ainda ter uma molécula de mijo ali, e 70% de chance de ter só água.

Para chegarmos a 30X precisamos diluir mais 5 vezes, e nesse ponto as chances de se encontrar uma molécula de mijo são de 0,0003%!! Temos aqui um pentelhésimo (1e-15) de um pentelhésimo da substância original, é muuuuito diluído esse treco! Pode tomar que tá fresquinho!

Então aí está. É quimicamente impossível que 'remédios' homeopáticos acima de 25X tenham qualquer efeito além do placebo. Os remédios mais comuns são 30C, e o paciente teria que engolir cerca de 10 bilhões de vezes o volume da Terra para encontrar alguma molécula da subtância original.

Alguns homeopatas 'trapaceiam', e dão remédios pouco diluídos, ou sem nenhuma diluição. Isso de homeopático não tem nada. E antes que alguém reclame: não vou analizar nesse post a racionalização clássica da 'memória da água', bobagem sem tamanho sem a menor conexão com a realidade, senão a coisa vai se alongar demais.

2 comentários:

samy disse...

pet, você é demais!
adoro esses assuntos e com você explicando bem com esse teu jeitão fica muito mais saboroso! amei esse post, manda mais aê!!!
já ta adicionado no meu reader!
bjo!

Anônimo disse...

Analisar!