
http://www.paraiba.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=37951&Itemid=2
O objetivo [do projeto] é usar a palavra de Deus para ajudar na diminuição da criminalidade da região. “(...) é necessário ir de encontro à fonte dos problemas e a orientação religiosa pode transformar vidas nestas cidades”, argumenta o capital(sic) Fabian.
Primeiro gostaria de deixar claro que o art. 19 da Constituição Federal deixa claro que o Brasil é um estado laico, one deve-se respeitar a separação entre a igreja e o estado, o que torna o projeto "Resgatando Vidas" claramente inconstitucional.
Mas o problema maior aqui não é esse. O problema é o profundo preconceito contra as pessoas que não acreditam em Deus, evidente já no título do programa, que indica que as vidas daqueles que não acreditam em Deus está perdida, e na frase "é necessário ir de encontro à fonte dos problemas", que indica que a falta de crença em Deus leva as pessoas a cometerem crimes. Essa afirmação é completamente estapafúrdia, e existem inúmeras linhas de evidência que demonstram que é completamente infundada:

2. Para países onde existem estatísticas disponíveis sobre as preferências religiosas das populações carcerárias (não encontrei nada sobre isso para o Brasil), a parcela da população carcerária que se identifica como ateu ou agnóstico é normalmente bem menor que 1%, mesmo quando esses números são maiores que 10% na população em geral. Novamente, não estou querendo implicar aqui uma relação de causalidade, mas se falta de religião fosse "a fonte dos problemas", seria de se esperar que a população carcerária estivesse estulhada de ateus e agnósticos. Certamente não é o que vemos.
Deveria parecer absurda a idéia de que para diminuir a criminalidade, deveríamos tentar espalhar uma doutrina que afirma que se arrependendo e pedindo perdão você poderá ser perdoado de todos os seus crimes e pecados. Certamente parece absurdo pra mim.
3 comentários:
Mas... e daí?
E dai que estamos gastando dinheiro público com algo que evidentemente não tratá benefícios, possivelmente tratá malefícios, é preconceituoso, e inconstituciosal. COMO ASSSIM E DAÍ? Queres limpar o cú com dinheiro?
E dai que o governo está endorsando uma religião, algo claramente fora da sua esfera de atuação, e contribuindo para manter o estado deplorável do atual zeitgeist cultural.
Postar um comentário